Venda de seguros pelo Whatsapp: confira 7 dicas!

Vender pelo Whatsapp já é uma realidade para muitas corretoras, e você não precisa ficar para trás. Vem saber todas as vantagens desse aplicativo!

Tudo o que você precisa saber sobre a venda de seguros pelo WhatsApp.

Só na loja de aplicativos oficial do Google, a Google Play Store, o WhatsApp já conta com mais de 5 bilhões de downloads. No Brasil os números são enormes, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones do país e há muito tempo já deixou de ser uma ferramenta de comunicação apenas entre amigos e familiares.

Uma pesquisa mostrou que 80% dos brasileiros já utilizam o app para ter contato com marcas e empresas, seja para compra de serviços e produtos, busca por informações ou suporte técnico.

Mas e quando falamos sobre seguros? Será que o famoso "Zap" realmente funciona?

A gente garante que sim, o aplicativo já se tornou o principal canal de comunicação em diversas seguradoras, e para as corretoras de seguro isso não é diferente, existem muitos benefícios que você pode obter realizando a venda de seguros pela plataforma.

Sabendo de tudo isso, decidimos construir esse post, para te ajudar a turbinar as vendas da sua corretora.

Você entenderá a importância das vendas no WhatsApp com 7 dicas essenciais para corretores de seguros realizarem o atendimento da melhor forma possível e não perderem clientes e possíveis segurados.

Mas afinal, por que devo começar a vender pelo WhatsApp?

Se os argumentos que te mostramos aqui em cima ainda não foram o suficiente para te convencer, a gente tem mais, não se preocupe! Vem conferir mais motivos usar o aplicativo nas vendas da sua corretora:

  • Alcance muito maior

Como você pode ver, a maioria das pessoas possui Whatsapp e com ele é possível entrar em contato com clientes de todo o Brasil, dessa forma a sua prospecção e alcance não precisa ser limitado à cidade ou estado no qual você reside.

  • Economia de tempo

É claro que cada negociação terá uma duração diferente, mas, ao utilizar o aplicativo de mensagens, você consegue agilizar muito o seu atendimento e cotações. E assim, muitas vezes até mesmo atender mais de um cliente, sempre lembrando de dar a atenção necessária a todos.

  • Autoridade da sua corretora de seguros

Quando você faz boas vendas e possui um bom atendimento pelo Whatsapp, as pessoas ficam impressionadas e reagem positivamente. O que leva a mais indicações e consequentemente novos possíveis clientes, contribuindo diretamente para o aumento da sua autoridade e posicionamento no mercado de corretoras de seguros.

Confira 7 dicas para vender seguros pelo WhatsApp

  1. Use e configure o WhatsApp business

Nem todos conhecem, mas o WhatsApp possui uma versão para empresas. Sua função não é apenas separar o pessoal do profissional, o aplicativo possui diversas funcionalidades exclusivas, voltadas para o mundo dos negócios, e assim você conseguirá adaptar seu perfil para entregar o melhor atendimento.

Lá você terá acesso a ferramentas como:

  • Confecção de um catálogo com os seguros e outros produtos oferecidos pela sua corretora
  • Horário de funcionamento
  • Agendamento de mensagens
  • Mensagens automáticas

Por isso, não basta apenas baixar o aplicativo e começar a usá-lo. Aproveite que ele te entrega todas essas possibilidades e configure a sua conta, dessa forma você facilitará muito o seu trabalho e estará ainda mais preparado para receber seus clientes.

Além disso, não esqueça de selecionar uma foto de perfil profissional, seja sua ou do logo da sua corretora, e uma biografia rápida porém efetiva.

Veja mais dicas para usar o WhatsApp da melhor forma no trabalho.

  1. Adapte a sua linguagem

Pelo WhatsApp, você deve partir do princípio que estará vendendo seguros por mensagens de texto, ou seja, não terá a mesma apelação do que uma cotação/venda presencial ou por ligação telefônica, por exemplo.

Por isso, é fundamental que você adapte a sua linguagem e forma de comunicação para o aplicativo, e nós recomendamos para que você:

  • Apresente benefícios concretos
  • Não escreva mensagens super longas
  • Humanize o atendimento, o cliente se sentirá mais confortável

E os áudios, posso vender seguros através deles?

Muitos corretores ficam em dúvida se a comunicação por áudios do WhatsApp é correta, mas a verdade é que a resposta para essa pergunta é: depende.

Isso pode variar de acordo com cada segurado, o ideal é sempre perguntar se é possível o cliente ouvir antes de enviar o áudio de fato.

Além disso, com o tempo e a experiência, você conseguirá distinguir quem prefere se comunicar de cada forma, mensagens de texto ou áudios.

Quer saber mais sobre atendimento ao lead? Clique aqui e baixe nosso ebook gratuito!

  1. Não seja insistente

Vamos te dar um exemplo, quem aí gosta de receber aquelas ligações ou e-mail insistentes e indesejados durante o dia? Ninguém, certo?

Quando se trata de atendimento por WhatsApp, os clientes também não irão apreciar que você fique mandando mensagens o tempo todo e podem até mesmo desistir de fechar com a sua corretora. Sendo assim, é muito importante que você dê tempo para eles digerirem as informações.

Outras práticas como, mandar mensagens de bom dia, promoções, entre outros, todos os dias para os contatos da sua corretora, não é a melhor pedida. 

Mas lembre-se, isso não significa que você deve abandonar o cliente, enviar mensagens pontuais relembrando que você está ali disposto a ajudá-lo é sempre muito bem-vindo!

  1. Demonstre interesse no cliente

Quando falamos sobre atendimento online é muito mais difícil realmente demonstrar engajamento e interesse. Por conta disso, muitas vezes, os clientes podem ter a sensação de que não estão recebendo a devida atenção dos corretores.

Nas redes sociais, precisamos adotar um comportamento que demonstra entusiasmo e cuidado com o cliente. Nem sempre domina-se essas técnicas de primeira, e uma boa dica para melhorar a comunicação pelas redes é acompanhar perfis voltados para corretores de seguros.

No WhatsApp, ter esse comportamento e demonstrar interesse nas dores que o cliente está te apresentando é essencial para a venda de seguros, só assim você obterá sucesso e no fim do dia estará assinando mais um contrato.

Por isso, sempre converse ativamente com os seus clientes, dê espaço para que eles falem mas também faça perguntas e instigue uma conversa mais profunda!


  1. Caso for utilizar listas de transmissão, utilize-as com cautela

A lista de transmissão é muito usada por empresas, já que com ela você consegue mandar uma mensagem (como promoções, notícias, propagandas, ofertas, etc) para vários contatos simultaneamente.

Ela pode sim ser uma boa ferramenta para prospecção e economia de tempo, entretanto, você precisa tomar cuidado para não acabar obtendo o efeito reverso.

Essa funcionalidade muitas vezes é usada em excesso e sem uma seleção de contatos que realmente esteja interessada em receber aquelas informações, fazendo com que os clientes ignorem a mensagem e muitas vezes se sintam incomodados.

Por isso, se você optar por utilizá-la, sugerimos esses dois principais  conselhos:

  • Selecione muito bem os leads que entrarão na lista e bote somente aqueles que você sabe que estão com o interesse lá em cima
  • Use-a moderadamente, apenas quando for uma informação que gerará bons resultados para a sua corretora

  1. Saiba destacar a sua corretora

Vender seguros pelo WhatsApp pode ser ainda mais desafiador, afinal é muito fácil do cliente falar com você e logo depois partir para falar com outra corretora.

A competição é grande e você precisa garantir que a sua corretora de seguros é a que mais se destaca.

Pensando nisso, estude sobre atendimento ao cliente, busque as melhores formas de abordar o lead e esteja preparado para a conversa. Separe informações que serão úteis ao possível segurado e que, ao mesmo tempo, demonstrarão a competência e sucesso da sua corretora.

  1. Defina uma estratégia

A venda de seguros pelo WhatsApp é uma forma de aumentar seus lucros e clientes no fim do mês, e como qualquer outro modelo de venda, se faz necessário uma estratégia bem definida.

Mas como montar uma estratégia que realmente funciona?

Como toda estratégia, você irá adaptá-la com o tempo, mas isso não significa que você não pode começar com uma boa base, que irá te garantir bons resultados.

Estude sobre o mercado, faça cursos, pesquise bastante, faça networking com outros corretores e faça análises constantes dos seus resultados. Observar o que funciona e o que não funciona para você é fundamental, já que para diferentes corretoras são necessárias diferentes estratégias.

Com essas dicas você conseguirá iniciar ou aprimorar as suas vendas pelo aplicativo, e assim conquistar muitos segurados.

E não se esqueça, junto ao uso do WhatsApp, a presença nas redes sociais também é muito importante! E nós podemos te ajudar com isso, confira mais sobre os serviços da Segbox.