Marketing digital

Como gerar leads para corretora de seguros?

Neste conteúdo você vai descobrir como captar clientes de seguros através da internet e se tornar um corretor de sucesso.

Neste post vamos falar sobre um assunto que interessa 99,9% dos corretores de seguros: leads! Por isso criamos este artigo para iluminar sua mente. Veja o que você vai ler 👇

  • O que é lead
  • Diferença entre leads, prospects e clientes
  • Por que a sua corretora precisa gerar leads
  • Devo comprar leads de seguros?
  • Como gerar leads para corretora de seguros

Entenda o que são leads de seguros

Lead é um cliente potencial. Uma pessoa que tem interesse ou quer comprar o seguro.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar um lead em um cliente,e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma corretora de seguros. Infelizmente não há garantia de que um lead se transformará num cliente ou mesmo que retornará ao seu site. Contudo, o mesmo não se aplica ao lead qualificado. Esse conceito abrange o usuário que já identificou um problema e está em busca da solução, ou seja, alguém que está realmente considerando comprar um seguro.

Diferença entre leads, prospects e clientes

"Somente serei sua cliente se eu comprar de você. Para isto você vai ter que me informar, ajudar e ter muita paciência enquanto eu estiver buscando o seguro".

Afinal, qual é a diferença?🤔

Lead

É um contato, uma pessoa que ao pesquisar seguros em algum canal de mídia solicitou informações através dos canais de comunicação, quer sejam eles chat, email,telefone, rede social, sms, etc.

Prospect

No primeiro momento o futuro comprador do seguro precisa de todas informações possíveis: tipo do seguro ,coberturas básicas , coberturas adicionais e preço. O corretor bem treinado abastece este contato de informações e interage com ele através de e-mail,telefone / whatsapp ,etc.

Neste momento, em que ele se torna um potencial comprador, passa a ser chamado de prospect e apesar de ainda não ter comprado, precisa ser tratado com toda a atenção e eficiência como se já fosse um cliente.

Dicas para lidar com o Prospect

– Nesta etapa ele já te conhece, já sabe seu nome e se você fez seu trabalho bem feito, ele aguarda que você o atualize com relação ao serviço de interesse, de acordo com seu perfil.

– Atualize, mas não encha a caixa postal dele. Seja ponderado 👈

Cliente

Quando chega no final do processo de busca, informação, troca de conhecimento e interação, aquela pessoa que era apenas um contato efetua a compra do seguro, e se torna um cliente.

E como cliente comprador é provável que continuará solicitando informações referentes as etapas seguintes. Por isto o relacionamento entre corretores e clientes não termina no momento de assinatura, pelo contrário, passa pelo pós venda e perdura ao longo do tempo.

Dicas para lidar com o cliente

– Muitos corretores abandonam seus clientes após efetuarem uma venda. Não faça isso, pois além do seu cliente precisar de você, ele poderá contratar um novo seguro, no futuro, e deverá procurar você se a experiência tiver sido positiva.– Um trabalho bem feito renderá indicações de seu cliente, o que te possibilitará novos negócios e a criação de um ciclo virtuoso de trabalho


Por que a sua corretora deve gerar leads?

É preciso perceber a oportunidade de relacionamento e oportunidade comercial que existe quando você reconhece um novo cliente potencial. Ao construir um relacionamento com o seu cliente potencial, você conseguirá construir uma ligação desse cliente com a sua corretora, e assim ele estará muito mais confortável para fazer negócios com você.

Quanto mais clientes potenciais você tiver relacionamento, maior será o número de clientes da sua empresa.

Por isso é imprescindível que o seu site consiga converter os visitantes em leads. Se o seu marketing não está gerando leads, ou estiver com um gasto-por-lead muito alto, então você precisa atualizar sua estratégia.

ebook gratuito estrategias de fidelizacao

Devo comprar leads ?

Para conseguir realmente construir uma lista de contatos qualificados, você precisa tanto de autorização por parte do usuário quanto de seu engajamento. Por isso, jamais compre listas de email! Aquelas pessoas não solicitaram (muito menos autorizaram) receber os emails de sua corretora de seguros. A consequência será uma péssima imagem para sua empresa e uma insatisfação por parte dos usuários.

Uma forma eficiente e inteligente de transformar meros visitantes em leads para o seu negócio é criar landing pages incríveis que aticem ainda mais a curiosidade do seu futuro novo cliente para assuntos relacionados aos seus serviços.

Alguns sites de corretoras de seguros não são otimizados para receber os visitantes, o que resulta em uma má performance, e baixo ranqueamento no google.

Veja como gerar leads para a sua corretora de seguros

Capturar leads de seguros é a chave do sucesso para manter uma base fiel de segurados que possuem pleno interesse em algum seguro da sua corretora, afinal, um contato que se torna lead está a um passo de realizar uma compra. Todo esse trabalho começa, em sua grande parte, nas redes sociais e blogs, através de conteúdo relevante que entretenha o público e contribua no dia a dia dessas pessoas. Nesse momento de atração é possível fornecer algumas coisas essenciais para captar o contato desse público e trabalhar no seu futuro cliente.

Hoje, existem diversas ferramentas no mercado para que você consiga aumentar sua base de leads e,futuramente, de conversões. Veja algumas:

Não pode investir em um site agora? Conheça o Corretor pro!

1- Formulário de contato

A cada matéria ou artigo veiculado no seu blog ou site,tente englobar algum formulário para captar uma boa base de e-mails ou telefones. Ofereça algum suporte especializado, infográfico ou qualquer conteúdo gratuito e relevante, para que o cliente tenha interesse em entrar em contato com você. Posteriormente, você poderá trabalhar novos conteúdos que criem no lead a curiosidade e necessidade pelos seguros que a sua corretora oferece.

2- Facebook

Quer que sua corretora de seguros seja vista no Facebook? Quer sair na frente e deixar a concorrência para trás? Então você precisa impulsionar as suas publicações.

Antes, era apenas uma opção  impulsionar publicações com o objetivo de impactar mais pessoas e levar seu conteúdo a um público maior. Hoje, é uma questão de sobrevivência no mercado.

O que é o Facebook Ads? São anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma.

Lembre-se que você precisa ter uma fanpage criada!

Antes de criar o primeiro anúncio, é preciso planejar como será a sua campanha e o que você espera dela. O Facebook oferece várias opções de objetivos que você pode atingir. Essa é uma informação essencial, que deve ser previamente definida no seu planejamento. A partir daí, você escolhe a opção que mais se adequar ao objetivo escolhido, como curtidas, leads, alcance da marca, etc.


Os resultados são reais? 🤔

Sim, a visibilidade é realmente maior. Mais de 1 milhão de empresas que investem cerca de 8 milhões de dólares em anúncios do Facebook por ano.

Você sabe o que diferencia as empresas que não obtiveram retorno sobre seus investimentos das mais de 1 milhão de empresas que investem constantemente em anúncios no Facebook? A resposta é  simples: a qualidade da campanha. O poder de segmentação do Facebook Ads é enorme, e impulsionar é mais do que uma opção; é parte importante do seu planejamento de campanha.

Já sabe de tudo isso, mas ainda não domina bem o procedimento? Vamos conversar sobre seus objetivos, e as melhores soluções.

3- Google

Como o google pode trazer leads para corretoras de seguros? Uma imagem vale mais que mil palavras. Então fizemos uma pesquisa básica sobre seguro viagem.

Anunciar no google é uma excelente fonte de leads para corretores de seguros, e também podem gerar telefonemas, preenchimento de formulários, etc.

Enquanto a pesquisa orgânica exige um tremendo tempo e esforço, o pagamento por clique começa a produzir resultados quase instantaneamente. Eles oferecem a você mais controle sobre quem vê sua corretora online,e garantem  um lugar nos resultados de pesquisa selecionados estrategicamente.

Um anúncio patrocinado é uma imensa  vantagem. É um tiro mais certeiro.

Muitos objetivos podem estar por trás de uma campanha no google, mas, basicamente, para um corretor de seguros essas são os principais.

Pense comigo, é muito melhor ter o nome, telefone e e-mail de 60 pessoas que estavam procurando pelo seu serviço e entrou no seu site, do que ter 1.000 contatos furados de pessoas desconhecidas que nem sabiam que você ia entrar em contato com elas, concorda?

O que são anúncios no google?

Uma forma simples e eficiente de mostrar sua corretora de seguros para as pessoas exatamente na hora em que elas estiverem pesquisando por seguros na rede de pesquisa do google, com a grande vantagem de pagar o anúncio quando ele realmente for clicado. Ou seja, se alguém buscar seguro auto , sua página aparecer nos resultados, e essa pessoa clicar nela. Parece simples, certo? Infelizmente não é.

O cenário de pagamento por clique é complexo e a curva de aprendizado é acentuada. Por esse motivo, existe uma linha muito fina entre uma campanha que produz um fluxo constante de leads para a sua corretora  e uma que faz um rombo na sua carteira.

Não basta somente criar a campanha e comemorar. Ela  precisa ser estruturada e gerenciada por alguém que definitivamente saiba o que está fazendo. Até porque o google não vai mostrar sua corretora de seguros só porque você está pagando. Existem requisitos que que a sua página tenha um bom ranqueamento (apareça nas primeiras posições).

Então é preciso atender essas exigências para os resultados chegarem até você. Veja nosso artigo sobre isso .

Funciona assim

Os anúncios pagos e seus lances associados são enviados à rede de publicidade, como a rede Ads do Google. Sempre que um usuário realiza uma pesquisa referente às palavras-chave escolhidas, o Google realiza automaticamente um leilão de uma fração de segundo durante o qual seus anúncios e lances são pesados ​​contra os da concorrência. Através do processo de eliminação, o gigante dos mecanismos de busca elimina quaisquer opções inelegíveis.

A partir daí, o Google compara os lances e os índices de qualidade dos anúncios para determinar se eles serão ou não exibidos nos resultados de pesquisa e qual posição eles obterão se fizerem o corte. Tudo isso ocorre na quantidade de tempo necessária para gerar uma lista de resultados de pesquisa.

Legal, quero colocar minha corretora de seguros no google!

O uso da Internet está agora totalmente arraigado no processo de compra de quase todos os consumidores.

Sim, isso se estende ao seguro. Seus clientes em potencial estão pesquisando coberturas, procurando cotações e encontrando corretores. Com seus clientes procurando seguro on-line, tudo o que você precisa fazer é encontrá-los e  ter uma fonte de leads infinitos.

Estamos aqui para te orientar em tudo que você precisa saber para começar a usar o google ads a seu favor.

Marketing digital para corretora de seguros faz parte de nossa rotina diária. Se você está se perguntando como vender seguros e quais medidas você deve tomar para melhorar suas estratégias, entre em contato e conheça todas nossas soluções.


4- Assinatura de newsletter

Com o newsletter não tem erro: seu cliente vai ficar por dentro de todas as suas novidades, mas vale algumas ressalvas para não perder o contato. Hoje, algumas corretoras se destacam no trabalho que fazem após captar o e-mail de seus clientes, oferecendo não só seus produtos, mas um rico conteúdo que envolvem o mercado de seguros e a vida de seus clientes.

É importante trabalhar demais assuntos além dos institucionais, isso fideliza o cliente e garante uma menor taxa de rejeição de e-mails, deixando o público interessado para a hora certa de aproveitar uma promoção, por exemplo.

Veja nosso artigo com 3 ferramentas gratuitas para enviar email marketing

5- Atendimento online (chat)

Para finalizar, claro que um bom atendimento, rápido, humanizado e que solucione problemas não pode ficar de fora da sua estratégia. Com um sistema de atendimento online, ou até mesmo nas respostas aos clientes nas redes sociais é possível criar um relacionamento com seu público, transmitir a identidade da sua corretora e fidelizar novos consumidores, ou seja, capturar leads.

Lembre-se de que isso não é uma fórmula mágica e nem sempre funciona da mesma maneira para todos. É preciso sempre analisar cada situação e adequar a melhor estratégia de marketing para realizar as vendas.

Baixe o ebook Manual de Atendimento ao Lead e fique preparado para o momento das vendas