Dicas para corretores de seguros

Redes sociais para corretores de seguros: o que postar e o que vender no Instagram e Facebook?

Temos certeza que você acompanha várias seguradoras e até mesmo concorrentes nas redes sociais. Também garantimos que quando você se depara com um desses perfis bem estruturados, cheios de posts interessantes, até deseja o mesmo para a sua corretora de seguros. Isso acontece porque o conteúdo dessas redes é relevante para você.

Criamos este artigo para falar sobre uma das partes mais importantes do marketing digital: conteúdo para posts de redes sociais, especialmente para corretores de seguros.

Veja o que você vai ler:

✅ O que é conteúdo?

✅ Dicas para criar conteúdos interessantes para redes sociais

✅ Dá pra vender seguros no Instagram e Facebook? Como descobrir qual é o melhor seguro para anunciar?

Além de ficar atualizado com as informações, as dicas que vamos dar aqui incluem o uso de ferramentas gratuitas para ter uma fonte ilimitada de assuntos envolventes para criar posts e anúncios no Facebook e Instagram da sua corretora. Boa leitura!

O que é conteúdo?

Marketing de conteúdo abrange um conjunto de estratégias e técnicas que visam transmitir informações sobre a sua corretora,educar os segurados, atrair leads para a sua base, engajar, envolver  e reter seus clientes. Os formatos para distribuir esses conteúdos são muitos: você pode criar vídeos , ter um blog em seu site, criar emails e usar as redes sociais, que é especialmente o que será falado neste artigo.

Quando você desenvolve conteúdo, dá um motivo para ser seguido, visitado e tem chance de fazer novos clientes. Porque quem se interessa pelo que você diz,se interessa pelo que você vende.  Mais do que nunca, é importante saber o que o cliente pensa, suas dores, desejos e dúvidas.

Por que é importante produzir conteúdo para redes sociais?

Porque o perfil do consumidor mudou. As pessoas estão mais propensas a fazerem negócios com marcas e empresas que tenham voz e personalidade. Fazer apenas posts apelativos de venda de seguros em seu feed, definitivamente não vai convencer ninguém a comprar.

💡Em vez de fazer seu próximo post com o tema “compre seguro auto” que tal criar um post com o tema “5 dicas para evitar multas de trânsito” ou “Descubra como economizar combustível”?
Esse tipo de conteúdo é interessante para motoristas e se eles perceberem valor nos seus posts, se tornarão seus seguidores e no momento em que realmente precisarem renovar ou comprar um seguro auto verão você como referência.  Agora pense dessa mesma forma incluindo todos os seguros que você comercializa.

”É importante entender que seu feed precisa ser atrativo e mostrar sua autoridade. Procure deixar seus anúncios ao máximo para a publicidade paga”

 

Dicas para  criar conteúdos interessantes nas redes sociais da sua corretora 

Ok, você criou perfis para sua corretora de seguros nas redes socais. Acabou? Não. Ter uma presença online desatualizada é pior do que não ter uma presença, porque passa a impressão de abandono. Já entrou em um perfil ou site desatualizados e teve a sensação de“empresa fantasma/abandonada/falida”? E esse é apenas um dos problemas. Não ter uma consistência, também faz com que seu engajamento seja afetado. O ideal é ter uma frequência. Vale muito mais a pena fazer 3 posts valiosos por semana do que 5 posts aleatórios ou repetidos por dia, ou pior: não fazer nunca.

Quando e em que horário devo fazer os posts? Organização é essencial

Como você leu até aqui, além de criar posts relevantes, é importante ter um planejamento.Existem muitos ruídos na internet e até pesquisas sobre os melhores dias e horários para fazer as postagens. Nós acreditamos que cada publico tem um comportamento diferente, por isso não vamos ditar regras para que você siga cegamente. Mostraremos como ver através do Instagram da sua corretora de seguros, os dias e horários que sua audiência está mais ativa na rede para tirar suas próprias conclusões. Veja o tutorial

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas.  Através desse insight você tem uma ideia do comportamento do seu publico para distribuir seu conteúdo para o máximo de pessoas, ao mesmo tempo.



💡Se você tiver dificuldades para fazer os posts na hora certa, experimente o Estudio de Criação do Facebook. É uma ferramenta ótima e gratuita para gerenciar seus conteúdos de Facebook e instagram simultaneamente. Além da possibilidade de programar suas publicações, a aplicação também permite o acompanhamento de métricas de engajamento, entre outras funções. É só explorar.

Sobre o quê eu devo postar?

➡️ Use sua própria rotina para criar conteúdo para redes sociais

Gerar assuntos frescos e relevantes constantemente pode ser um desafio, mas nem é tão difícil assim. Se você está começando agora a sua estratégia de posts mais voltados para conteúdo, sugerimos que use sua própria rotina como fonte de temas. Como? Com as perguntas de seus próprios clientes e leads. Veja bem, um corretor de seguros está sempre respondendo perguntas e oferecendo soluções.Tudo o que você precisa fazer agora é pegar um bloco de anotações e escrever todas essas perguntas, principais dúvidas e curiosidades que as pessoas tem sobre seus produtos, e começar a criar.

➡️ Use o Quora para ver o que as pessoas mais perguntam sobre seguros

Quora é uma coleção de perguntas e respostas geradas continuamente. E é só isso mesmo.
Na plataforma você pode fazer qualquer pergunta e a própria comunidade responde.Tudo é incrivelmente organizado em tópicos e o mais legal é que as respostas vem de pessoas que possuem (ou demonstram possuir) algum tipo de autoridade sobre aquele tópico que está sendo respondido.

Perguntas relacionadas à saúde, por exemplo, são respondidas geralmente por profissionais da saúde. Jogue o ramo de seguro na busca e veja as perguntas que você acredita que sejam relevantes e crie um post educativo.


Você vai encontrar muitas dúvidas e curiosidades no Quora. Use essas dúvidas e perguntas para criar posts interessantes para as redes sociais da sua corretora de seguros.

 

➡️ Answer the public > pergunte ao público


Estamos falando para você ao longo deste artigo, que posts envolventes e eficazes precisam ser úteis. Para isso, é necessário descobrir exatamente o que a sua audiência está procurando e entregar da melhor forma.

👉 Siga-nos no Instagram e veja muito mais conteúdos como este! Clique.



É aí que entra o Answer the Public. A partir de uma palavra-chave,a ferramenta mostra os resultados dos principais mecanismos de pesquisa,separados de acordo com as variações: “porque”, “quem”, “qual”, “como”, “oque”, “quando” e “onde”. Além disso, também é possível  fazer o download da sua pesquisa no formato Excel, o que facilita bastante na hora de fazer o planejamento.

Quanto mais pesquisas você fizer, mais ideias de conteúdo relevante irão surgir. Justamente porque as perguntas realmente estão sendo feitas.


Escolha o melhor formato

Se você está gostando de todas as dicas que damos até aqui, não pode ignorar esta etapa, já que o intuito é desenvolver conteúdo relevante para se destacar das outras corretoras de seguros. Criar um perfil nas redes sociais e planejar assuntos interessantes para os posts, requer mais uma etapa, que é a principal: a distribuição do conteúdo.

Você vai dar aquelas 5 dicas? Será um vídeo falando sobre isso, um post no feed ou uma sequencia de stories para registrar nos destaques no Instagram? Antes de distribuir o conteúdo, pense sobre o formato mais agradável para que a sua audiência consuma.

💡Lembre de ter uma identidade visual única. Em tempos onde a maioria dos corretores de seguros replicam as imagens das seguradoras, você que produz seu conteúdo original precisa de uma“cara” especial para usar nas suas mídias sociais. Seus posts precisam seguir um padrão, de preferência, que seja de acordo com as cores e identidade da sua marca do seu logo. Só assim você vai conseguir se destacar dos demais e ser memorizado pelos seguidores.

 

Dá pra vender seguros no Instagram e Facebook? Como descobrir qual é o melhor produto para anunciar? 

Mídias sociais são uma ferramenta poderosa não só para se comunicar com seu publico e divulgar sua corretora,  mas para vendas,também. Atualmente o Facebook Business permite realizar campanhas de publicidade com objetivos muito pertinentes, que vão desde um anúncio para obter alcance e fãs para a sua página a anúncios para obter leads, conversões e visualizações do seu vídeo. E tudo isso integrado ao Instagram (comercial ) e WhatsApp (business). O recurso está ao alcance de qualquer usuário, mas é preciso conhecer as funcionalidades básicas, regras e requisitos de publicidade e insights de audiência para não jogar dinheiro fora.

💡O próprio Facebook disponibiliza um portal de ensino com tudo o que você precisa saber para começar a anunciar.

Vou fazer um anúncio nas redes sociais. Qual produto devo vender?

Você pode oferecer o seguro que quiser, existem corretores que são especialistas e comercializam apenas um único produto. Mas, antes de oferecer algo, é extremamente aconselhável que você descubra o que as pessoas querem, ou seus esforços serão em vão. Observe os acontecimentos atuais, entenda as oportunidades e então, ofereça o produto certo.

Uma ótima maneira de saber oque as pessoas estão querendo, é descobrir o que elas mais pesquisam na internet, pois suas pesquisas refletem seu interesse e o Google disponibiliza um recurso valioso para ter esses insights.



Usando o Google Trends, você consegue ver com que frequência palavras-chave, assuntos e frases foram consultados durante um período específico. Se quiser fazer uma campanha de seguro auto, por exemplo, pode explorar o Google Trends e saber se houve interesse por seguro auto nos últimos 3 meses, se está em alta ou em baixa, asseguradoras mais citadas, etc.


Muita informação? Sem tempo para cuidar das redes da sua corretora?

Se tem uma coisa que a nossa experiencia com marketing digital para corretores de seguros nos fez compreender é o quão esse profissional é ocupado e precisa de assessoria. Na verdade esse é o motivo que nos motivou a criar a Segbox.

Nossa equipe realiza,entre outros serviços, gestão de mídias sociais que inclui criação de conteúdo e campanhas patrocinadas no Facebook e instagram. Se você leu este artigo e quer colocar tudo em ação, precisa saber que pode ser executado por profissionais experientes. Você continua focado nas suas atividades, enquanto gerenciamos aparte de redes sociais para você.

Confira nossos planos de marketing digital e tenha gerenciamento de redes socais entre outros serviços para a sua corretora se destacar na internet.